terça-feira, 13 de março de 2012

VEREADORA NATÁLIA RELEMBRA FATOS SOBRE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS


O Vereador Jaime Negherbon, na Sessão do dia 08 de março, comentou a indicação de sua autoria que estabelece a implantação de um hospital veterinário para recolher animais abandonados, prestar atendimento especial e colocar para a adoção
Negherbon informou que um projeto de sua autoria já está na Casa. A medida prevê a criação de um abrigo para o controle dos animais abandonados. O vereador disse que a implantação do hospital veterinário é só uma sugestão, através de uma indicação.
A Vereadora Natália Petry disse que ano passado realizou uma reunião com a Ajapra (Associação Jaraguaense Protetora dos Animais) e que a maior preocupação por parte da ONG é a implantação de chips nos animais. A vereadora ponderou a criação do hospital afirmando que antes de se chegar a este estágio, há a necessidade de uma fiscalização às pessoas que abandonam seus animais. “Temos que dar condições para que as pessoas mantenham a saúde dos seus animais, através de castrações e vacinas gratuitas. E a fiscalização só pode acontecer se esses animais estiverem possuindo o chip”, ressaltou a vereadora.

Relembre os fatos:

Aconteceu no dia 23 de maio de 2011, nas dependências da Câmara Municipal, uma reunião com a presença dos representantes da AJAPRA, Secretaria Municipal da Saúde, Vereadora Natália Lúcia Petry e o representante do Vereador James Schroeder, do município de Joinville. A razão da realização desta reunião foi a discussão sobre os encaminhamentos realizados pelo poder público com relação aos cuidados com os animais.
Primeiramente fez uso da palavra a Vereadora Natália, a qual situou os presentes sobre os encaminhamentos realizados juntamente com a AJAPRA desde o ano de 2010, quando estiveram em visita à Câmara de Vereadores de Joinville e conheceram o Projeto de Lei de autoria do Vereador James Schroeder, que estabelece uma série de cuidados a serem tomados pelo Poder Público Municipal com relação ao controle e cuidados com os animais. Este projeto foi levado a apreciação do Secretário Municipal Francisco Garcia, o qual relatou ser de seu conhecimento a existência do projeto e que a Prefeitura Municipal não teria estrutura para implantá-lo em Jaraguá do Sul, mas que seriam tomadas uma série de providências para que alguns serviços de atendimento aos animais fossem melhorados em Jaraguá do Sul.
O senhor Jonatas Augusto de Souza, representante do vereador James Schroeder, ressaltou que o Projeto de Lei em Joinville está tramitando na Câmara Municipal, mas desde que foi levado ao conhecimento da sociedade joinvillense proporcionou uma série de discussões em torno dele. Devido a toda discussão que o projeto proporcionou, foram incluídos muitos artigos e atualmente devido a demanda o projeto possui 95 artigos que tratam sobre os cuidados com os animais. Jonatas destacou a importância de constar no PPA do município destinação de verbas para o controle de zoonoses e um Centro de Bem-Estar Animal.
O representante da Secretaria Municipal da Saúde, senhor Walter Clavera, iniciou sua explanação parabenizando o número de pessoas presentes à reunião. Walter ressaltou que é da responsabilidade da Prefeitura a proteção aos animais e que o Promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos, é um parceiro muito importante para os projetos realizados pela Secretaria de Saúde em prol desta causa. Clavera disse que até o ano de 2010 a Prefeitura investia anualmente cerca de 35 mil reais nos cuidados com os animais. A partir de 2011, a Prefeitura, através de processo de licitação, realizou um contrato com as clínicas veterinárias de município para a castração, atendimento, vacinação anti-rábica e chipagem. Falou também do sucesso da campanha Adote um Amigo, onde os animais atendidos pela prefeitura são fotografados e disponibilizados para adoção. Todos os animais cadastrados em 2011 foram adotados.
Segundo Clavera, o animal de rua não é o problema. O problema surge muito antes, ou seja, a posse irresponsável do animal. Ele destaca que a Secretaria de Saúde tem a intenção de implantar uma campanha de castração em massa com a parceria das clínicas veterinárias do município.
Os participantes da reunião expuseram suas angústias com relação aos cuidados realizados no município com relação aos animais.
Como encaminhamento a vereadora Natália sugeriu a realização de outras reuniões com a finalidade de discutir as ações realizadas pelo Poder Público com relação as providências tomadas pela Secretaria Municipal no cuidado com os animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis