sexta-feira, 23 de outubro de 2009

APROVADA INDICAÇÃO DA VEREADORA NATÁLIA PARA A AQUISIÇÃO DE SEDE PARA ARQUIVO HISTÓRICO


Motivada pela passagem do dia do Arquivista, comemorado no dia 20 de outubro e por conhecer a realidade do Arquivo Histórico Municipal, a Vereadora Natália solicitou na noite desta quinta-feira, 22 de outubro, a aprovação dos demais vereadores da indicação que propõe estudos no sentido de adquirir uma sede própria para o Arquivo Histórico Municipal.

O Arquivo Histórico Municipal foi criado em 12 de agosto de 1971, através da lei n.º 321, na gestão do então prefeito em exercício, Sr. Eugênio Victor Schmöckel. O Arquivo nesta época era subordinado a Biblioteca Pública Municipal. A importância de um acervo documental e fotográfico se ampliou por ocasião dos festejos do Centenário do município, em 1976, quando houve preocupação com a história da cidade.
Porém, somente a partir de 1984 foi efetivamente iniciada sua organização. O acervo estava localizado na Estação Ferroviária (segundo piso). Posteriormente foi transferido para o armazém de cargas (Primeira Estação).
Decorridos três anos, em 10 de maio de 1991, pela Lei n.º 1464 é instituído o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Ainda na década de 90, é alterado seu nome para Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, através da Lei n.º 2211 de 9 de dezembro de 1996, sendo subordinado nesta época à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Neste ano, em setembro, o Arquivo Histórico e a Biblioteca Municipal mudaram de sede, passando a atender na Rua Ida Bona Rocha, 101, Centro. O Arquivo Histórico passou a atuar em área de 430 m².
Em 2005 passa a pertencer a Secretaria de Educação e Cultura e em 2007 a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

A importância de um arquivo está na sua função de recolher, organizar e disponibilizar para consultas, de acordo com a legislação vigente, os registros que constam em seu acervo. Deste modo, administradores encontram subsídios para suas ações, os historiadores fontes de pesquisa e os cidadãos a comprovação de seus direitos. Assim, torna-se centro de informação, de memória, de história, que necessita de estrutura para atender aos anseios da administração e da comunidade, sendo testemunha de seus atos através dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis