segunda-feira, 8 de junho de 2009

Praça do Expedicionário



Um dos Projetos que a Vereadora está apresentando na Câmara é a alteração do nome da Praça 29 de Outubro. A Praça inaugurada em 29 de outubro de 1944 com o nome de Praça “Leônidas Cabral Herbster” teve sua denominação modificada pela Lei nº 28 de 1948 para Praça “29 de outubro”.
Em 27 de julho de 1985 um monumento em homenagem aos “pracinhas”, Expedicionários Jaraguaenses que participaram da 2ª Guerra Mundial foi ali inaugurado. Devido a este monumento e as sucessivas homenagens a eles que ocorrem anualmente, as pessoas associaram o nome da Praça ao mesmo, nunca sendo citada como Praça 29 de Outubro, como define a Lei nº 28/1948. Em anexo a este projeto, estamos colocando algumas reportagens jornalísticas que citam a praça com o nome de Praça do Expedicionário.
Em dezembro de 2008 foi inaugurado junto às instalações da nova sede da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, no prédio da revitalizada Estação Ferroviária um local para homenagear os Expedicionários, chamado de Museu da Paz. A instalação deste Museu em frente à referida Praça, é mais uma justificativa para que o nome da mesma seja alterado para Praça do Expedicionário.

2 comentários:

  1. Nada mais do que justo mudar o nome desta praça. Esses heróis são merecedores desta homenagem. Lutaram bravamente pelo nosso país. Toda homenagem que se faça para eles será pouca diante de sua bravura e coragem. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Maracanã(Estádio Jornalista Mario Filho),
    Ponte Rio-Niterói (Presidente Costa e Silva)
    Construções ser inaugurada com um nome e conhecida por outro é a coisa mais normal do mundo.
    Para que gastar tempo e dinheiro público com troca de nomes de construções?
    Não concordo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis