sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NATÁLIA DEFENDE GINÁSIO ARTHUR MULLER

Durante a realização da Audiência Pública, proposta pelo Deputado Carlos Chiodini, para debater a situação do ginásio Arthur Muller, a vereadora Natália apresentou ao público a sua manifestação acerca da preservação deste espaço esportivo e cultural.

Natália citou que foi presidente do CONPHAN quando era presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e defende o Patrimônio Histórico, embora o ginásio Arthur Muller ainda não se enquadre na Lei da Preservação do Patrimônio, que prevê que o imóvel tenha acima de quarenta anos.

Por ser o centro da memória esportiva do nosso município, a vereadora acredita que ele tenha sua importância e que o CONPHAN deveria manifestar-se em relação a isso. Hoje, o município tem quase 200 imóveis cadastrados para tombamento, muitos deles sem nenhum significado histórico, enquanto que o Arthur Muller tem a sua história e deve ser preservada.

É visível que nossa cidade está carente de espaços públicos, e quando diretora de esportes da Fundação Municipal de Esportes por duas ocasiões, Natália gerenciou muito de perto com os técnicos, essa falta de espaços para treinamentos e desenvolvimento das atividades esportivas, tanto de inclusão quanto de rendimento.

A realidade é que o município hoje loca espaços para o desenvolvimento dessas atividades, quando se tem um ginásio ocioso que certamente com recursos, talvez não tão onerosos como colocados pela Administração Municipal, poderia ser feito uma manutenção.

Natália reportou-se ao ano de 2010, quando presidente do Legislativo, teve uma conversa com a Prefeita Municipal que mostrou-se sensível a esta manutenção. A prefeita havia solicitado ao então secretário Olivio Beltrão que fizesse um levantamento. O levantamento foi realizado, inclusive a Câmara disponibilizou do seu orçamento 200 mil reais para reforma, mas infelizmente esse projeto nunca foi encaminhado.

A vereadora acredita que a prefeita tenha ainda hoje este sentimento: “Com esta manifestação pública, com certeza a nossa representante maior vai sensibilizar-se e devolver ao nosso povo aquilo que é de direito, um espaço esportivo no centro da cidade, que preserva a nossa memória esportiva e também cultural”.

Natália afirma que precisamos sim da construção de novos espaços, “mas dizer que vamos construir um não significa que devamos demolir o que ali está, pelas razões as quais eu já me manifestei”, disse a vereadora.

Ela acredita também que se deve acontecer um estudo técnico de mobilidade urbana. Ela faz algumas subjeções: “será que é realmente adequado este local para a implantação de um novo terminal, quando nós já temos há duas quadras um terminal com áreas desapropriadas?” Ela diz que certamente desapropriando mais alguma área poderia reformular-se este terminal, mantendo-se as duas situações: um terminal reformulado e um ginásio de esportes reformado, oferecendo condições para as atividades esportivas.

“Jaraguá do Sul perde oportunidade de manter os seus atletas aqui, em idade competitiva. Quando chegam em idade de representar o município em joguinhos ou nos jogos abertos, os atletas se evadem porque as condições são mínimas”, disse.

Natália citou como exemplo o seu filho, que no início do ano tomou a decisão de ir embora de Jaraguá do Sul para poder fazer parte de uma equipe esportiva. Em Blumenau, o filho da vereadora foi campeão Estadual recentemente e segundo ela, ele poderia ter participado deste título por Jaraguá do Sul. Infelizmente essa realidade é a de vários atletas, porque não tem condições de estrutura suficiente e incentivos para que eles permaneçam aqui.

Natália reportou-se também à Lei Nº 10.257/2001, Estatuto das Cidades, que no seu artigo segundo cita que: A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

A vereadora reforçou o seu posicionamento dizendo: “Como cidadã, em primeiro lugar como mãe de atleta, que representa também muitas mães que aqui não estão, muitos pais que aqui não estão, sou pela manutenção do ginásio Arthur Muller, e que este espaço seja urgentemente reformulado para que as nossas crianças, adolescentes e jovens tenham condições dignas de treinamento e que na sequencia se apresente um estudo técnico para a implantação de um novo terminal urbano ou a ampliação deste que ali está, como também, que se faça cumprir o contrato com a empresa Canarinho, no sentido de implementar todos os terminais que estão lá previstos.”

No final da audiência, Natália manifestou-se mais uma vez, afirmando que a “Câmara de Vereadores é parceira sim até neste momento, como já se predispôs no ano passado quando nós abríamos mão de parte do orçamento antecipado e a prefeita mostrou-se sensível e eu tenho certeza que ela retomaria esta situação, enquanto esta Administração por um tempo faça um estudo mais técnico e mais aprimorado que dê vida a esse ginásio.” Natália também pediu ao presidente da Câmara Municipal, Jaime Negherbon, para que disponibilize os recursos necessários para que a reforma do ginásio seja realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis