quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Professores apresentam pauta de reivindicações.

 
     

     Ainda cumprindo a rotina de sessões de fisioterapia em virtude de cirurgia recente, a Vereadora Natália Lucia Petry designou seu assessor Dino Moreira para a reunião com as professoras Lenir Muller (Orientadora Educacional), Cristiane Albano Marquetti (Intérprete de LIBRAS), Maria de Fátima Santana (professora). 


         As professoras trouxeram sugestões para negociação do Plano de Cargos e Salários, melhorias nas condições de trabalho nas escolas, definições das atribuições dos cargos, reconhecimento da importância da educação na sociedade de modo geral, reajuste dos adicionais para Especialização, Mestrado e Doutorado e incorporação das verbas adicionais no salário dos aposentados.
    Tratamos também de assuntos relacionas às APP's, eleições para diretores de escola, assuntos específicos dos CEI's, "professor-volante", auxiliares de sala, entre outros.
    Os próprios professores reivindicam uma fiscalização mais atuante nas condições das escolas, tanto na estrutura física, como no projeto pedagógico de cada unidade. A avaliação constante facilita a correção de problemas quando eles ainda são pequenos.
    São reivindicações justas e que precisam ser estudadas avaliadas, sendo que o grande desafio será encontrar o ponto de equilíbrio entre o que se pleiteia e a disponibilidade de recursos da prefeitura. Isso será apresentado e discutido com o executivo, com toda a transparência que a situação requer. 

    O que não se discute é a prioridade com que essas questões devem ser tratadas. A educação fundamental é a base de todo o processo educativo e precisa ser fortalecida.
    Há uma frase muito aplicada na área da saúde que orienta a "tratar a saúde e não a doença". 
   Da mesma forma, se tratarmos a educação como medida preventiva e como fator de desenvolvimento humano e social, teremos uma sociedade mais saudável, com menor índice de criminalidade, maior acesso dos jovens aos postos de trabalho. Desta maneira, formaremos profissionais mais capacitados que tornarão nossas empresas mais competitivas e, consequentemente, isso se refletirá diretamente no desenvolvimento de nosso município.
     Não se consegue isso do dia para a noite, mas é preciso começar logo. "Já na próxima semana, iremos nos reunir novamente para darmos encaminhamento ao assunto.", afirma Natália Petry.
   A vereadora, que também é professora concursada do município, pretende fazer a "ponte" entre os professores e a prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis