segunda-feira, 9 de maio de 2011

VEREADORA NATÁLIA LIDERA AUDIÊNCIA NA POLÍCIA CIVIL


Uma mobilização política junto ao secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, e ao governador do Estado, Raimundo Colombo, deve ser encampada por lideranças políticas e empresariais. O objetivo é fazer com que uma quantidade três vezes maior de aprovados no último concurso público, em comparação ao que está previsto, seja chamada para a Academia de Polícia. A medida garantiria uma quantidade maior de profissionais atuando em todo o Estado e, consequentemente, ampliando as possibilidades para Jaraguá do Sul.

O encaminhamento foi resultado de uma reunião ocorrida nesta quinta-feira, 5, entre um grupo de vereadores e o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Carlos Chiodini e tratou da necessidade de ampliação do efetivo para a comarca de Jaraguá do Sul.

Na ocasião, foi reafirmada a vinda de cinco agentes para o município e um delegado, designado para a Delegacia da Mulher. Segundo o deputado, as contratações deste ano representam mais do que nos últimos dez anos, porém, são insuficientes. Proponente da reunião, a vereadora Natália Lúcia Petry lembrou que a situação é bastante delicada e que se trata de tema recorrente na Câmara de Vereadores. Segundo ela, as principais necessidades são de profissionais para atuarem em plantão na Delegacia da Mulher, uma vez que a procura é maior à noite, e também para o setor de investigação.

O delegado informou estar ciente da realidade no município, que detém o pior índice do Estado na relação entre número de efetivos e habitantes. Mas disse que o secretário de Estado está comprometido em melhorar estes índices. D’Ávila também informou que foi realizado um concurso público, e que a previsão inicial é que sejam chamados 90 policiais para a academia, número insuficiente, uma vez que o efetivo é distribuído para todo o Estado.

A sugestão dele é que sejam chamados dois terços dos aprovados, o que representaria 240 agentes policiais, e mais 80 escrivães, permitindo atender Jaraguá do Sul a contento, assim como outras cidades. Ainda segundo ele, daqui a 30 dias deve ser concluído o estudo social dos aprovados e, considerando o tempo de academia, os policiais estariam iniciando as atividades no mês de novembro.

A medida, porém, depende do aval do governador, daí a necessidade de uma ação suprapartidária. Como primeira ação, a vereadora Natália disse que será encaminhada ao governador uma moção de apelo neste sentido, seguida de outras ações. A vereadora também fez um pedido para que o delegado avalie a possibilidade de destinar, de imediato, os policiais da última academia que ainda aguardam serem chamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA NATÁLIA LÚCIA PETRY

Av. Getúlio Vargas, 621 - Centro
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Fone: (47) 3371-2510 Rama 205
Chefe de Gabinete: Dino de Lucca Moreria
Assessora Parlamentar: Fátima Junkes

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".
Francisco de Assis